top of page

PRO4RQ SOCIAL

Desenvolvemos nossos trabalhos preceituados pelo conceito de equipe que prima pelo coletivo e não apenas pelos interesses individuais de cada integrante, estamos unidos em torno de um objetivo comum, o essencial para despertar o potencial de cada membro e o que fortalece a nossa competência em trabalhar e/ou prestar serviços para outras pessoas. Justamente com base nesses sentimentos de coletividade, cooperação e prestação de serviço é que tomamos a iniciativa de criar o Pro4rq Social, um segmento que se preocupa em ajudar os mais necessitados.

Nós da equipe Pro4rq acreditamos que merecemos todos habitar em um local agradável, saudável e sustentável que garanta, não apenas, bem-estar físico e psicológico, mas também a dignidade do ser humano.

A proposta da nossa equipe é trabalhar com projetos arquitetônicos, urbanísticos e paisagísticos destinados à população carente da nossa cidade de Santa Maria/RS que não tem condições de pagar os honorários de um arquiteto urbanista e/ou técnicos de áreas afins.

Para tanto vamos investir parte do nosso tempo e conhecimentos para dar atenção a essas pessoas, que talvez jamais pensariam em poder contar com um arquiteto, mas que necessitam, mesmo sem saber, de apoio e orientações técnicas para realizar as mais diferentes ações de melhorias em suas residências e no meio onde vivem.

 

OBJETIVOS GERAIS:

Desenvolver projetos de arquitetura, interiores e paisagismo, considerando a boa técnica, o emprego de tecnologias e materiais sustentáveis com a finalidade de melhorar o ambiente construído e natural, obtendo o melhor custo benefício e possibilitando melhor qualidade de vida para as pessoas que não possuem condições financeiras de contratar um arquiteto e urbanista e que mesmo assim necessitam dos seus conhecimentos.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Pesquisar normas técnicas, materiais e tecnologias de construção sustentáveis bem como exemplos de projetos similares que servirão de referência ao projeto a ser desenvolvido;

  • Ampliar os conhecimentos e a produção prático/teórica que envolve o desenvolvimento desse tipo de atividade;

  • Ajudar as pessoas mais necessitadas da cidade de Santa Maria/RS propiciando melhor qualidade de vida a partir do local onde ela habita.

  • Buscar a inovação tecnológica e a formulação de metodologias de caráter participativo que propiciem a democratização do conhecimento.

  • Colaborar, quando possível, com uma porcentagem do lucro dos projetos desenvolvidos por nossa equipe para realizar em sua totalidade ou em parte o que for proposto, bem como firmar parcerias com quem tenha interesse em contribuir com valores, materiais, produtos, mão-de-obra, entre outros.

  • Desenvolver uma ação social de cunho humanitário que vá de encontro aos ideais e preceitos da Lei de assistência técnica pública e gratuita 11.888/2008 oferecendo a nossa parcela de contribuição até que de fato ela se aplique.

 

A finalidade é desenvolver a prática do altruísmo através da nossa profissão, que deveria considerar em sua essência a fundamental importância do papel social do arquiteto. Por meio dos nossos conhecimentos será possível propor soluções de arquitetura com a melhor qualidade possível para as mais variadas demandas, que poderão ir de uma simples orientação de informações relacionadas à área da construção civil aos projetos propriamente ditos. Assim, nossa intenção é colaborar com aquelas pessoas carentes que não tem condições de contratar um arquiteto, disponibilizando nossos conhecimentos técnicos para atender a(s) necessidade(s) de cada um, no intuito de minimizar a recorrência de construções empíricas, irregulares e desprovidas de qualquer orientação técnica.

 

A FORMA DE ATUAÇÃO

Para o desenvolvimento das propostas, quando necessário, serão realizadas pesquisas e análises críticas sobre soluções e exemplos que contemplem problemas similares, que atendam aos anseios contemporâneos de sustentabilidade e, portanto, da preservação do meio ambiente, sempre aprimorando os conhecimentos da equipe, criando alternativas conectadas ao contexto político, social e econômico, priorizando a utilização de materiais provenientes da região, dentre outros aspectos a serem considerados, tudo de forma pragmática.

Quando a demanda abranger outras áreas que vão além do nosso campo de atuação, buscaremos contar com a participação de outros profissionais, das mais diversas áreas do conhecimento, que venham contribuir para a concepção de uma proposta mais adequada possível, através de parcerias com engenheiro civil, engenheiro ambiental, assistente social, sociólogo, psicólogo, pedreiros, carpinteiros, entre outros, pois acreditamos no esforço coletivo, na cooperação e na multidisciplinaridade da nossa profissão.

 

A SELEÇÃO DO PUBLICO ALVO:

Acontecerá por meio da indicação de Ongs, contato com Associações Comunitárias ou por profissionais diretamente ligados a(s) pessoa(s) que realmente necessitam dessa atenção.

A pessoa contemplada será convidada a comparecer em um encontro com a equipe Pro4rq para um primeiro contato no qual será realizado uma entrevista, um cadastro e um briefing e posteriormente, quando viável e necessário, será feita uma visita ao local solicitado para dar início ao andamento das atividades a serem realizadas.

 

ALGUNS PARÂMETROS DE FUNCIONAMENTO:

Embora nossa intenção considere preceitos da Lei de assistência técnica pública e gratuita número 11.888/2008 nós também limitamos e definimos alguns parâmetros para o funcionamento da nossa ação solidária de acordo com o que segue.

 

  • Pré-requisito: Famílias praticamente sem renda, que residam em lugares insalubres sem o mínimo de dignidade;

  • Nossa equipe presta apenas um ato de solidariedade que por meio do conhecimento técnico oportuniza a difusão desse conhecimento e a produção de PROJETOS ARQUITETÔNICOS para habitações de interesse social que prioriza a melhoria da qualidade de vida do(s) morador(es);

  • Ressalta-se que as atividades PROJETUAIS (DESENHOS) de espaços comerciais e de prestação de serviços, assim como as de uso residencial, passarão por uma análise prévia de viabilidade a fim de discutir as questões técnicas e legais;

  • A equipe Pro4rq não se responsabiliza pelos custos financeiros de reformas ou construções de habitações, bem como sua execução, no que diz respeito as propostas idealizadas e sugeridas, embora possa, quando possível, contribuir.

Se você se interessou e também quer ajudar, entre em contato com a nossa equipe!

 

bottom of page